Fale com nossos assessores:
falecom@futuroinvestimentos.com.br
| 49 3361 3400 Chapecó-SC
| 46 3225 4976 Pato Branco-PR
  • Postado por: Futuro Investimentos

CÂMBIO

Denominamos câmbio a ação/operação que estabelece a troca de moeda de um país pela moeda que é utilizada em outro país. Essa atividade é bastante comum quando algum cidadão precisa realizar uma viagem para um local onde seja utilizada outra moeda, essa troca é realizada por agentes autorizados pelo Banco Central.

Mercado de Câmbio

O Mercado de Câmbio brasileiro é um ambiente em que agentes autorizados pelo Banco Central realizam negociações de moedas com seus respectivos clientes, de forma direta ou em meio a seus correspondentes. Regulamentado e Fiscalizado pelo Banco Central, o Mercado de Câmbio compreende as operações de compra e de venda de moeda estrangeira, as operações em moeda nacional entre residentes, domiciliados ou até mesmo com sede no país, domiciliados ou com sede no exterior e até mesmo operações com ouro-instrumento cambial.

O Mercado de Câmbio também é responsável pelas operações relativas às transferências vindas e destinadas ao exterior mediante a utilização de cartões de uso internacional, assim como os recebimentos e pagamentos entre o território nacional e o exterior. Cabe apenas ao Mercado de Câmbio e seus agentes autorizados as negociações entre moedas.

Quem pode adquirir ou vender moedas estrangeiras?

Qualquer pessoa física ou jurídica desde que a operação seja realizada por um agente autorizado no Banco Central com permissão para atuar no Mercado de Câmbio.

Operações Realizadas no Mercado de Câmbio

No Mercado de Câmbio é possível realizar qualquer pagamento ou recebimento em moeda estrangeira, transferências para fins de constituição e disponibilidades, no exterior e seu retorno ao país, assim como suas aplicações no mercado financeiro.

Pessoas físicas e jurídicas podem realizar a compra e venda de moeda estrangeira, assim como as transferências internacionais em reais, de qualquer natureza, sem limites de valor, mas, desde que observadas as legalidades correspondentes às transações, tendo ciência da fundamentação econômica e as responsabilidades que compõem e definem uma respectiva documentação.

Mercado Primário e Secundário

Mercado Primário: Representa à entrega ou recebimento de uma moeda estrangeira no país por parte de clientes, correspondentes ao fluxo de entrada ou saída dessa mesma moeda.

Mercado Secundário: Corresponde a negociações realizadas entre as instituições autorizadas pelo Banco Central a atuar no mercado de câmbio, onde ocorre a troca de moeda estrangeira entre duas ou mais instituições em questão.

Contrato de Câmbio

Documentação formalizada, que rege a operação de compra ou venda de moeda estrangeira. São estabelecidos neste documento as características e as condições sob a qual a operação de câmbio foi realizada. Contarão neste documento os valores correspondentes as moedas, os nomes entre compradores e vendedores, assim como as taxas contratadas, todas as informações pertinentes a negociação.

Política Cambial

Essa nomenclatura é destinada a um conjunto de ações governamentais relacionadas ao comportamento do Mercado de Câmbio, refere-se a estabilidade relativa das taxas e o equilíbrio no balanço de pagamentos.

Fonte

Autor: Futuro Investimentos
A Futuro Investimentos está presente em Chapecó-SC desde 2007 e em 2017 também iniciou atedimento em Pato Branco/PR. Somos um Agente Autônomo de Investimentos Credenciado da XP Corretora de Valores.

Deixe uma resposta